×

Pesquisa da NASA aponta Brasil como um dos países que podem ficar inabitáveis em 50 anos

Pesquisa da NASA aponta Brasil como um dos países que podem ficar inabitáveis em 50 anos


Pesquisa da NASA aponta Brasil como um dos países que podem ficar inabitáveis

Desmatamento e consumo irresponsável de recursos naturais pode aumentar cada vez mais as temperaturas do Brasil (Foto: INPE, Reprodução)

Um estudo da Agência Espacial Americana (NASA) mapeou cinco regiões do planeta onde o calor pode tornar impossível a sobrevivência humana dentro de 50 anos. O resultado da pesquisa inclui o Centro-Oeste, Nordeste, Norte e o Sudeste do Brasil como lugares que podem se tornar inabitáveis nas próximas décadas. As informações são do O Globo. 

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Os cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa analisaram os extremos de calor e umidade utilizando imagens de satélites, além de projeções da temperatura de bulbo úmido e temperatura mínima do ar para que a água possa evaporar.  

De acordo com os pesquisadores, o corpo consegue se manter suando a 45°C com 20% de umidade. Contudo, se a umidade passar de 40%, essa combinação pode ser letal, visto que a capacidade de suar e assim dissipar calor se reduz. Não se sabe como os seres humanos podem se adaptar a altas temperaturas por vários dias.  

Veja imagens de calor em Santa Catarina

Continua depois da publicidade

No Brasil, conforme a pesquisa publicada na revista científica Science Advances, o desmatamento e o consumo irresponsável de recursos naturais podem provocar uma aceleração no aumento da temperatura, o que pode deixar o país inabitável nas próximas décadas. 

Além de algumas regiões brasileiras, regiões do Sul da Ásia, do Golfo Pérsico, Mar Vermelho e partes da China também poderão registar temperaturas de bulbo úmido superiores a 35 graus Celsius até 2070. Isto significa que a combinação de calor e umidade poderá atingir níveis perigosos para a saúde humana, mesmo para pessoas saudáveis.

Leia mais

Do sapinho raro ao xaxim, Morro do Cambirela é berço de espécies raras e exóticas

VÍDEO: Tapete infestado de larvas fica irreconhecível após limpeza



Source link