Moradores da região de Campinas relatam tremor após terremoto de magnitude 7.4 no Chile | Campinas e Região
“Apesar da sensação estranha sentida pelas pessoas, as chances de danos estruturais causados por um tremor tão distante são bastante pequenas”, explicou o SismoUSP.
Larissa Pereira, moradora da Vila Industrial, contou que o tremor foi por volta de 23h. “Eu e meu marido estávamos assistindo filme e sentimos o tremor de terremoto. Primeiros ouvimos o box do banheiro tremendo, nunca tremeu e a janela do banheiro estava fechada”.
Moradora do distrito de Barão Geraldo, Márcia relatou a experiência ao Centro de Sismologia da USP. “Estava sentada no sofá e senti ele se mexer um pouco. Olhei para uma planta ao meu lado que estava balançando e confirmou o que eu estava sentindo”.
Ricardo, morador do bairro Guanabara, também relatou ter sentido a terra tremer. “Estava no celular deitado na cama, quando a cama começou a chacoalhar, corri para sala e vi os lustres balança e logo parou”.
Em nota, a Defesa Civil de Campinas informou que moradores de dois bairros de Campinas relataram no final da noite desta quinta-feira, 18 de julho, ter sentido tremores em suas residências, como reflexos do terremoto ocorrido Chile.
“Foram duas consultas à Defesa Civil, de moradores do Jardim Paulicéia e da Ponte Preta, porém sem necessidade de vistoria. A Defesa Civil de Campinas informou que não há risco de danos ou pessoas feridas e que a população deve entrar em contato pelo telefone 199 para informar este tipo de ocorrência e avaliar a necessidade de vistoria”, disse em nota.
Segundo o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor ocorreu a 126 km de profundidade. O epicentro foi localizado a 20 km ao sul da cidade de San Pedro de Atacama, na região de Antofagasta, que fica a 1.630 km da capital Santiago.
Moradores de São Paulo também relataram que sentiram o tremor. Segundo o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, “a cidade de São Paulo está localizada sobre uma bacia sedimentar que possui a característica de amplificar ondas sísmicas”.
“Não é tão raro que sismos ocorridos nos Andes sejam sentidos em São Paulo, principalmente em bairros mais altos e também por moradores de prédios. Isso já ocorreu outras vezes no passado”, informou o instituto.