×

Lula diz para Venezuela eleger quem quiser

Lula diz para Venezuela eleger quem quiser

O presidente venezuelano afirmou que o resultado das eleições é crucial para evitar conflitos. “Quanto mais contundente for a [nossa] vitória, mais garantias de paz vamos ter”, disse Maduro durante discurso no bairro de La Vega, em Caracas, na quarta-feira (17).

Declarações repetem discurso feito na semana passada. Na quinta anterior (11), Maduro havia dito que a Venezuela decidirá entre “guerra e paz” nas próximas eleições. “Em 28 de julho, escolheremos entre protestos violentos e tranquilidade, colônia ou projeto de pátria, fascismo ou democracia. Estão preparados? Estão preparadas? Eu estou preparado”, declarou.

As declarações colocam Lula em situação delicada. O brasileiro tem cobrado eleições limpas no país vizinho, mas procura não entrar em conflito direto com o aliado.

Críticas a privatizações

No evento seguinte, na Embraer, Lula voltou a criticar privatização de empresas nacionais. Ele citou a possibilidade de venda da companhia brasileira à norte-americana Boeing, veiculada em 2020, e lamentou, mais uma vez, a privatização da Vale e da Eletrobras.

A companhia de energia foi privatizada em junho de 2022, durante a gestão Jair Bolsonaro (PL). “Uma empresa extraordinária, de interesse de segurança nacional, que era modelo e exemplo, foi privatizada em nome da honestidade, de acabar com o Estado”, disse, em tom crítico.





Source link