Calor supera 35ºC em dez estados do Brasil e vai aumentar
Uma grande massa de ar seco e quente cobre neste momento o Brasil com temperatura alta em diversos estados, especialmente do Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Hoje, dez estados brasileiros tiveram temperatura máxima acima de 35ºC durante a tarde.
Considerando apenas dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, máximas acima de 35ºC foram observadas nesta sexta-feira no Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas.
A rede do órgão federal apontou em suas estações máximas de 35,8ºC em Jaguaribe (CE); 35,6ºC em Castelo do Piaui (PI); 35,9ºC em Estreito (MA); 36,5ºC em Rondon do Pará (PA); e 35,8ºC em Pedro Afonso (TO).
As estações automáticas indicaram ainda 35,3ºC em São Miguel do Araguaia (GO); 36,3ºC em Corumbá (MS); 35,6ºC em Cuiabá (MT); 35,7ºC em Porto Velho (RO); e 36,1ºC em Novo Aripuanã (AM).
A MetSul Meteorologia antecipa a massa de ar seco e quente associada a um padrão de bloqueio atmosférica vai manter a temperatura elevada em grande parte do Brasil ainda por muito dias.
A previsão é que o calor não apenas vai prosseguir nestas áreas nos próximos dias como deve, inclusive, até aumentar na semana que vem em diversos estados. Durante toda a próxima semana a temperatura deve variar a tarde entre 36ºC e 39ºC em Cuiabá, no Mato Grosso.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.