×

Com ameaças de Maduro, Brasil manda alerta para respeitar resultado do voto

Com ameaças de Maduro, Brasil manda alerta para respeitar resultado do voto

Na ONU e outros organismos internacionais, por exemplo, o Brasil optou por permanecer em silêncio diante das acusações contra Maduro e os resultados dos inquéritos. A atitude foi criticada pela oposição e por grupos de direitos humanos.

Surpreendeu o tom usado por Lula em alguns momentos da reaproximação com a Venezuela e e seu entusiasmo em relação ao presidente Maduro.

Em maio de 2023, o brasileiro sugeriu que haveria apenas uma guerra de narrativas. “Eu vou em lugares que as pessoas nem sabem onde fica a Venezuela, mas sabem que a Venezuela tem problema de democracia, que o governo ‘não sei das quantas’. Então, é preciso que você (Maduro) construa sua narrativa”, disse.

Nos bastidores, a oposição revelou ao UOL que mostrou hesitação em relação ao Brasil e preocupação diante da postura adotada por Lula. Em uma reunião fechada com interlocutores brasileiros, o mal-estar ficou claro.

Mas, em Brasília, o governo Lula insiste que não tomou lado e que, de fato, se manifestou quando violações ao acordo de Barbados foram registadas. Uma delas ocorreu no início de 2024, quando candidatos da oposição foram desqualificados.

Críticas de Lula

Em um acerto de posições com diplomatas americanos, o Brasil decidiu que o centro da questão não era o nome de Maria Corina Machado e sugeriu à oposição que buscasse um outro nome. Na Casa Branca, o entendimento era o mesmo: a preservação do compromisso de Barbados.





Source link