×

STF e PF pressionam PGR por denúncia contra Bolsonaro

STF e PF pressionam PGR por denúncia contra Bolsonaro

Dessa forma, uma nova etapa das investigações, inaugurada com ações penais, poderia ser iniciada logo. Se isso acontecer, ficaria mais próxima uma eventual condenação penal e, consequentemente, a prisão do ex-presidente.

Se a denúncia for empurrada para depois das eleições, as investigações poderão se arrastar por mais tempo. O risco seria a eventual condenação acontecer às vésperas das eleições presidenciais de 2026 —o que seria um fator de perturbação ainda maior do cenário político.

Gonet, no entanto, deu alguns sinais de que prefere apresentar uma denúncia bem amarrada, ainda que isso demande mais tempo.

Ainda em março, a PF indiciou Bolsonaro pelos crimes de associação criminosa e de inserção de dados falsos em sistema de informação na investigação sobre fraude em certificados de vacinação contra a covid-19.

Em vez de denunciar o ex-presidente, Gonet pediu para os investigadores aprofundaram as apurações. O resultado saiu no início do mês, quando a PF apreendeu R$ 164 mil em espécie na residência do secretário de Transportes do Rio de Janeiro, Washington Reis, e identificou novos beneficiários do esquema.

No mesmo dia, a PF indiciou Bolsonaro no inquérito que apura se ele e ex-assessores se apropriaram indevidamente de joias dadas de presente à Presidência da República pelo governo da Arábia Saudita. O relatório foi divulgado com uma avalanche de indícios de que o ex-presidente praticou peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.





Source link